O AVC pode ser evitado. Saiba como:

CONTROLE DE PRESSÃO ALTA

A hipertensão (pressão alta) está ligada a quase metade de todos os AVCs. Conhecer e controlar sua pressão arterial com mudança de estilo de vida ou medicação vai reduzir seu risco de AVC.

FAÇA ATIVIDADE FÍSICA

Cerca de um terço dos AVCs acontece em pessoas que não fazem atividade física regular. Exercício físico moderado, cinco vezes por semana, vai reduzir seu risco de AVC.

TENHA UMA DIETA BALANCEADA E MANTENHA O PESO ADEQUADO

Quase um quarto dos AVCs estão ligados a má- alimentação, principalmente por comer poucas frutas e verduras. O peso acima aumenta o risco de AVC.

REDUZA SEU COLESTEROL

Mais de 1 em cada 4 AVCs estão ligados a níveis altos de colesterol “ruim” (LDL). Comer gorduras insaturadas e não-hidrogenadas (abacate, nozes, óleo de canola e azeite de oliva) em vez de gordura saturadas (gordura da carne, pele das aves, frituras) vai reduzir seu risco de AVC.

MANTENHA O PESO ADEQUADO

Quase 1 em cada 5 AVCs está relacionado à obesidade. Uma boa forma de saber se você precisa perder peso é dividir a medida da sua cintura pela medida do quadril. Se o número é maior que 0,9 (homens) e 0,85 (mulheres), seu peso está aumentando o seu risco de AVC, e você teria benefício em emagrecer.

PARE DE FUMAR

Mais de 1 em cada 10 AVCs estão ligados ao tabagismo. Parar de fumar vai reduzir seu risco de AVC. Buscar auxílio para isso aumenta suas chances de sucesso.

REDUZA INGESTÂO DE BEBIDA ALCÓOLICA

Mais de um milhão de AVCs a cada ano estão ligados ao consumo excessivo de álcool. Reduzir a quantidade de bebida alcoólica para duas unidades de álcool por dia para homens e uma unidade para mulheres vai ajudar a reduzir seu risco de AVC.

IDENTIFIQUE E TRATE FIBRILAÇÃO ATRIAL

Batimentos cardíacos irregulares ou outra doença do coração estão ligados a 9% dos AVCs.

DIABETES

. Reduzir seu risco de diabetes vai reduzir seu risco de AVC. Se você tem diabetes, converse com seu médico sobre tratamentos para reduzir seu risco de AVC.