É comum as pessoas falarem que não se deve comer muito açúcar, pois isso pode provocar o diabetes. Entretanto, o diabetes é uma doença desencadeada por vários fatores, não sendo essa afirmação 100% verdadeira.

O diabetes é uma doença causada pela produção deficiente de insulina ou a incapacidade do nosso corpo de utilizar essa substância de maneira adequada.

Existem dois tipos básicos de diabetes: o tipo I e o tipo II. O tipo I caracteriza-se pela destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Essa destruição é causada pelo próprio sistema imunológico do indivíduo. O tipo 2, por sua vez, ocorre quando o organismo não utiliza a insulina de maneira adequada ou  porque não está sendo produzida em quantidade suficiente.

Pode-se  perceber, portanto, que o tipo I não está relacionado com a quantidade de açúcar consumida pelo paciente, mas, sim, com problemas genéticos que afetam o sistema imunológico. Já o tipo II possui causas diversas, sendo o sedentarismo, a genética e o aumento excessivo de peso possíveis fatores que promovem o desenvolvimento do diabetes.

O aumento de peso está relacionado diretamente com a  alimentação. Assim sendo, comer açúcar em excesso pode causar aumento de peso e, consequentemente, facilitar o desenvolvimento de diabetes. Entretanto, engordar não é um problema apenas para quem come açúcar. Massas e alimentos ricos em carboidratos também pode ocasionar o aumento do peso, sendo também co-responsáveis pela doença.

Assim sendo, o diabetes tipo II pode ter relação com o excesso de açúcar consumido, mas é desencadeado por uma combinação de fatores. Para evitar essa doença, é fundamental que as pessoas pratiquem atividade física, alimentem-se adequadamente e mantenham o peso dentro de padrões recomendados.