Transtornos do Controle de Impulsos (TCI) são um grupo de impulsos e comportamentos excessivos ou prejudiciais que podem ocorrer em pacientes com doença de Parkinson (PD). São caracterizados por pensamentos persistentes ou vontade incontrolável de fazer as coisas. Muitas vezes é um efeito colateral de certos medicamentos. Os próprios pacientes às vezes não sabem que é um problema. Aproximadamente 10-20% dos portadores de DP pode desenvolver TCI em algum momento da sua doença.

Que tipos de comportamento podem ser observados?

• jogo descontrolado ( jogo patológico )
  • compulsão alimentar
  • compras excessivas
  • atividades sexuais excessivas

Estes comportamentos podem causar sérios problemas  pessoais, familiares e sociais.

Outro comportamento que pode surgir é o chamado “punding”, que é quando se repete a  mesma coisa várias vezes, como desmontar e montar um computador, tirar e colocar  livros numa prateleira.

Os TCI podem se desenvolver em qualquer pessoa com doença de DP, independente do tratamento. No entanto, o TCI são mais frequentemente observados em doentes tratados com uma classe de fármacos denominados agonistas da dopamina.

Os pacientes que tendem a buscar novidades ou que são impulsivos podem estar em maior risco de desenvolver o TCI. A história de abuso de jogos de azar ou álcool pode aumentar o risco também.

Às vezes os pacientes que estão apresentando TCI podem não estar cientes deles ou das suas consequências. Alguns podem manter os sintomas em segredo.  É por isso que é muito importante para os cuidadores e familiares trabalharem em conjunto com os profissionais de saúde para identificar e monitorar um TCI.

Moviment Disorder Society, 2019