O coração normal é dividido em lado direito e lado esquerdo, pelos septos interatrial e interventricular. Isso impede que o sangue do lado direito, que chega dos órgãos já com pouco oxigênio, se misture com o sangue do lado esquerdo que acabou de passar pelos pulmões e ser oxigenado.

 

A comunicação Interatrial (CIA) é uma das cardiopatias congênitas mais comuns e tem maior prevalência nas mulheres. Nos primeiros anos de vida, a maioria dos pacientes com CIA são assintomáticos., porém com o passar dos anos, podem surgir sintomas como palpitação decorrente de arritmias e falta de ar por comprometimento do lado direito do coração e/ou dos pulmões.

 

O Forame  Oval é um pequeno orifício localizado no meio do septo interatrial que na maioria das pessoas fecha logo após o nascimento. Porém é encontrado pérvio em aproximadamente20% da população adulta, que então é denominado de Forame Oval Patente (FOP). O FOP pode ser a causa de fenômenos tromboembólicos como um acidente vascular cerebral isquemico (AVCI) ou somente uma enxaqueca.

 

Até alguns anos atrás, para se corrigir esses defeitos do septo, era necessário cirurgia com um corte no peito. Hoje em dia, é possível fechar tanto a CIA quanto o FOP, quando houver indicação, por um pequeno furo na virilha.

 

Tanto o fechamento da CIA quanto do FOP são realizados em nosso serviço, com equipamentos de última geração e por médicos especialistas que estão disponíveis para analisar cada caso individualmente.

Procure um cardiologista.

Angiocardis do ING realiza exames e tratamento para FOP Forame Oval Patente e CIA Comunicação Interatrial.

(62) 62 3251-0300/ 3250-3100