O Instituto de Neurologia de Goiânia (ING) vem sempre modernizando suas instalações com novos equipamentos e reformas em sua estrutura física para melhor atender seus pacientes.

Em 2016 foi inaugurada nossa nova UTI de 20 leitos, sendo 02 humanizados e individualizados (onde o acompanhante permanece todo o tempo) e mais 02 leitos de isolamento, além de uma equipe multidisciplinar com médicos intensivistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, psicóloga e odontólogo especialista em UTI. Todos os leitos têm equipamentos de última geração: ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, elevador Viking para a pesagem e transferência de pacientes sem esforço, camas elétricas marca Hill Rom.

Ainda em 2016 foi inaugurada a nova ala de Neurofisiologia, especialidade para o monitoramento por vídeo EEG (eletroencefalograma) por 24 horas ou mais, para registar os vários tipos de crises epilépticas e assim definir precisamente o tipo de crise,  orientar o tratamento ou indicar uma cirurgia. Esta é uma das especialidades mais antigas e com a maior casuística a nível nacional. Neste local também oferecemos exames de eletromiografia com equipamentos de última geração.

Em 2017 para garantir melhor eficiência de nossa tecnologia, fizemos parceria com a empresa Orbis Engenharia Clínica. Todo equipamento médico é monitorado com cronogramas de manutenções preventivas e corretivas por engenheiros qualificados. Com este suporte, somos assessorados na aquisição de novos equipamentos, de acordo com nossa demanda. Desta forma adquirimos uma nova tomografia de 16 canais da marca GE, para exames de rotina com alta qualidade.

O Centro Cirúrgico , com 6 salas, disponibiliza sistema de neuronavegação, o mais moderno recurso para  otimizar as neurocirurgias. Temos 2 aparelhos para escopia que são utilizados em todos os tipos de cirurgias, inclusive de coluna vertebral , com programa que permite angiografia durante as cirurgias e controle de clipagem de aneurismas e outros procedimentos endovasculares.

Há um moderno sistema de monitorização cerebral para identificação de áreas nobres durante a neurocirurgias, para evitar danos e sequelas. Isto é especialmente importante  para localização de áreas de origem das  epilepsias.

Em 2018 trocamos 01 Foco Cirúrgico de uma sala para avaliação e nos surpreendemos com sua potência e claridade. Em 2019 demos continuidade e trocamos todos os demais focos cirúrgicos da marca Draeger (tecnologia alemã) de alta resolução, claridade e iluminação.

Ainda em 2018 iniciamos a reforma de nossa Emergência, terminada em 2019, ampliando o número de leitos de atendimento para 18, 3 consultórios médicos, sala de reanimação, um local especial onde há  acesso direto ao paciente de ambulância ( sala vermelha) , além de uma ampla recepção climatizada, com atendimento prioritário de acordo com nossa Classificação de Risco de Gravidade.

Também em 2018, adquirimos nova Ressonância de 3 Tesla. Tesla é a unidade funcional de potência da máquina de ressonância, que representa o magnetismo do aparelho e sua capacidade de identificar lesões muito pequenas ou sutis, proporcionando o diagnóstico preciso. A Ressonância Magnética de 3 Tesla gera imagens de alta definição para a análise de órgãos e estruturas internas do corpo, sem emissão de radiação. Essa capacidade do equipamento é particularmente relevante em algumas áreas como a Neurologia, uma vez que a maior resolução do exame permite a detecção de alterações cerebrais de pequenas dimensões e melhora a visualização das estruturas vasculares. O exame também garante bons resultados na detecção tumoral de próstata, nos estudos vasculares e aplicações avançadas em tecido músculo-esquelético, em razão do maior detalhamento de pequenas articulações, cartilagens e plexos nervosos.

Em 2019 adquirimos mais uma Tomografia de 64 canais com 128 cortes da marca GE. As aplicações clínicas inovadoras como a captura do coração inteiro em um só batimento e em alta definição com imagens das coronárias sem movimentos, em qualquer frequência cardíaca, escore do cálcio, imagens das coronárias ou avaliação completa do coração podem ser obtidas com ou sem o uso de betabloqueadores. Ainda realiza estudos de perfusão dinâmica de todo o coração, cérebro, fígado, rins e outros órgãos e tecidos. Um grande diferencial é para o nosso Protocolo de AVC Urgente com software integrado de Inteligência Artificial para uma rápida identificação da lesão e direcionamento automático para nossos médicos especialistas. Outro grande diferencial incluído neste equipamento além do diagnóstico do fígado e vesícula biliar, há opção de biopsia integrado à tomografia capaz de visualizar passo a passo on-time.

Em nossa Hemodinâmica, temos 2 equipamentos de altíssima qualidade, a última aquisição foi Allura Xper FD20 3D da Philips. Esta tecnologia fornece imagens em 3D em poucos segundos e resolução de alto contraste, além de possuir detector em resolução 2K, 4 vezes maior que os sistemas convencionais, potencializando a visualização de pequenos detalhes durante intervenções cardíacas, cerebrais e vasculares periféricas. Com este equipamento também é possível identificar os ^stents^( on-time) no momento da implantação em artérias coronarianas ou outras.

Ainda no setor de Hemodinâmica ,adquirimos novo equipamento de Ultrassom para Ecocardiograma, o Affiniti 70 da Philips que entrega resultados de forma eficiente, digitaliza as imagens tecnicamente difíceis com facilidade obtendo informação clínica mais definitiva com diagnósticos mais precisos.

E não paramos, ainda em 2019 começamos uma reforma geral em nossas unidades de internação, começando pela 4ª Unidade. Design moderno e aconchegante para melhor acolher nossos pacientes e familiares.

Novembro, mês de aniversário do ING. Parabéns pelo 44 anos!

Por Rodrigo Hernandes Santos, Diretor Executivo.

Nova Tomografia GE de 64 canais.

Nova Tomografia GE de 64 canais.