O que é ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

A ONA trabalha para que as instituições possam adotar estes padrões e práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

São 3 níveis de Certificações:  Nível 1 – Acreditado; Nível 2 – Acreditado Pleno; Nível 3 – Acreditado com Excelência.

 

O que significa ONA para o ING?

O ano de 2019 foi bastante desafiador para nosso hospital. Mudança de cultura, de processos e rotinas nunca são fáceis ou agradáveis. Transpor barreiras, vencer hábitos antigos e mudar a mentalidade sem dúvida são os maiores desafios.

Em primeiro lugar é necessário entender quais benefícios uma certificação agrega ao paciente, que é o nosso foco principal, seguido da instituição, colaboradores e parceiros. A melhor abordagem é a melhoria da assistência, da segurança, da qualidade e do cuidado integrado centrado no paciente. Toda engrenagem institucional se move em um único sentido, para viabilizar o melhor resultado possível para o paciente. Cada setor, equipe e/ou profissional tomam suas decisões e ações com este foco. Mas isto já não deveria ser realizado no dia-a-dia? Neste momento é que entra a ONA na padronização dos fluxos, dos processos, dos protocolos de atendimento com as melhores práticas adaptadas a cada realidade institucional, estrutura interna e equipes multidisciplinares.

Esta padronização reforça a segurança e qualidade, pois estabelece etapas de checagem vinculados a estes protocolos e fluxos bem mapeados e pré-definidos atrelados à análise crítica de indicadores criados para o monitoramento de desempenho como tempos de entrega de serviços e exames, cumprimento dos acordos inter-setoriais que impactam fortemente na qualidade da assistência, dando a garantia de que o tratamento proposto é realizado.

A ONA nos orienta e nos avalia através de ferramentas de análises críticas, indicadores, previsibilidade de tratamento e alta, cumprimento de protocolos assistenciais e padronização do atendimento, a fim de garantir excelência no que fazemos. Um fator muito importante é o nível de organização interno que é gerado por todo este novo processo, além da união entre todos os setores e profissionais, com melhora da comunicação interna, que são um dos pontos mais críticos de qualquer instituição de saúde por ter equipes multiprofissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros. Esta melhor integração da equipe é que nos garante uma maior qualidade de assistência e traz ao paciente a segurança em seu tratamento.

Somos ONA Nível 2 – Acreditado Pleno e para conquistar esta certificação foi uma construção de vários anos, iniciando em 2014 e que aos poucos foi nos dando a confiança de que a mudança de cultura e visão eram necessárias e que nos traria muitos benefícios. Apesar de no início parecer um desafio quase impossível, o esforço, a persistência e a dedicação de TODOS superaram os obstáculos, que encontramos no caminho.

 

Rodrigo Hernandes Santos, Diretor Executivo ING.