Buscando o aprimoramento técnico e de seus profissionais, a UTI do Instituto de Neurologia de Goiânia tem passado por mudanças. Inaugurada em 1975, passou por um recente processo de expansão. Em 2016, ampliamos a unidade, atualmente contamos com uma unidade com 20 leitos e equipamentos de ultima geração. Nossa unidade possui fácil acesso ao Centro Cirúrgico, leitos privativos que oferecem maior privacidade e possibilidade de acompanhamento familiar (conforme avaliação da equipe médica).

Foram adquiridos vários novos equipamentos, sistema central de monitorização, buscando manter uma vigilância ininterrupta para detecção e correção imediata de eventos que acarretem complicações indesejadas e que ameacem a vida do paciente.

Contamos com equipe de cobertura 24 horas nas diversas especialidades médicas, métodos de imagem, EEG, testes laboratoriais, serviço de hemodinâmica e endoscopia. Contamos também com serviços especializados em cuidados a pacientes com infartos, AVC e demais pacientes neurocríticos.

Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por médicos plantonistas, intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, todos trabalhando de forma integrada, com visita diária e supervisão integral do intensivista, de forma a uniformizar condutas e garantir a linearidade do tratamento.

A busca da humanização no cuidado também tem sido uma grande preocupação. Neste sentido o Hospital Neurológico tem promovido treinamento de toda equipe para melhor acolhimento do paciente e seus familiares, buscando ver o paciente de uma forma holística e respeitando suas necessidades biopsicossociais e espirituais.Nos últimos anos, a política de humanização do cuidado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tornou-se motivo de reflexão e preocupação. É necessário humanizar a assistência, e aprimorar as relações entre profissionais, pacientes e seus familiares.