A cirurgia endoscópica da coluna para retirada de hérnias discais é uma técnica moderna e vem se mostrando cada vez mais segura e com excelentes resultados.

A tendência mundial em técnicas menos invasivas objetiva buscar a menor agressão a tecidos saudáveis e a rápida recuperação do paciente.

A cirurgia endoscópica da coluna é realizada através de uma pequena incisão (no máximo 1 centímetro) na pele e introdução de uma câmera. A musculatura não precisará ser cortada para se chegar na hérnia de disco. Sendo assim, ocorre a preservação das estruturas como os ossos, ligamentos e as articulações da coluna.

VANTAGENS:

*menor sangramento,

*recuperação mais rápida,

*menor índice de infecção.

Além disso, com a experiência advinda do cirurgião especialista em coluna, o procedimento torna-se mais rápido e muito mais seguro.

Outra vantagem da endoscopia de coluna é que na maioria das vezes pode ser realizada apenas com sedação e anestesia local. A recuperação pós-operatória quase sempre ocorre de maneira rápida, o paciente conseguirá sentar e andar logo após a recuperação anestésica. A maioria dos pacientes tem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

É importante deixar bem claro que todas as cirurgias tem riscos e complicações, mesmo estas cirurgias por endoscopia.  Casos de grandes hérnias e as recidivadas, com severa compressão das raízes nervosas, os riscos de complicações são maiores e a própria doença é um fator que pode levar à piora da sensibilidade e até perda de força na movimentação do pé ou da perna. Estes sintomas na maioria dos casos recuperam com fisioterapia e medicação específica.

Procure um cirurgião especialista em coluna que ele esclarecerá todas as dúvidas sobre as vantagens desse tipo de procedimento.

Dr. Carlos Drummond

Neurocirurgião CRM GO 3249