
Cirurgia endoscópica da coluna.
A cirurgia endoscópica da coluna para retirada de hérnias discais é uma técnica moderna e vem se mostrando cada vez mais segura e com excelentes resultados.
A tendência mundial em técnicas menos invasivas objetiva buscar a menor agressão a tecidos saudáveis e a rápida recuperação do paciente.
A cirurgia endoscópica da coluna é realizada através de uma pequena incisão (no máximo 1 centímetro) na pele e introdução de uma câmera. A musculatura não precisará ser cortada para se chegar na hérnia de disco. Sendo assim, ocorre a preservação das estruturas como os ossos, ligamentos e as articulações da coluna.
VANTAGENS:
*menor sangramento,
*recuperação mais rápida,
*menor índice de infecção.
Além disso, com a experiência advinda do cirurgião especialista em coluna, o procedimento torna-se mais rápido e muito mais seguro.
Outra vantagem da endoscopia de coluna é que na maioria das vezes pode ser realizada apenas com sedação e anestesia local. A recuperação pós-operatória quase sempre ocorre de maneira rápida, o paciente conseguirá sentar e andar logo após a recuperação anestésica. A maioria dos pacientes tem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.
É importante deixar bem claro que todas as cirurgias tem riscos e complicações, mesmo estas cirurgias por endoscopia. Casos de grandes hérnias e as recidivadas, com severa compressão das raízes nervosas, os riscos de complicações são maiores e a própria doença é um fator que pode levar à piora da sensibilidade e até perda de força na movimentação do pé ou da perna. Estes sintomas na maioria dos casos recuperam com fisioterapia e medicação específica.
Procure um cirurgião especialista em coluna que ele esclarecerá todas as dúvidas sobre as vantagens desse tipo de procedimento.
Dr. Carlos Drummond
Neurocirurgião CRM GO 3249