
Doença de Parkinson.
Transtornos do Controle de Impulsos (TCI) são um grupo de impulsos e comportamentos excessivos ou prejudiciais que podem ocorrer em pacientes com doença de Parkinson (PD). São caracterizados por pensamentos persistentes ou vontade incontrolável de fazer as coisas. Muitas vezes é um efeito colateral de certos medicamentos. Os próprios pacientes às vezes não sabem que é um problema. Aproximadamente 10-20% dos portadores de DP pode desenvolver TCI em algum momento da sua doença.
Que tipos de comportamento podem ser observados?
- jogo descontrolado ( jogo patológico )
- compulsão alimentar
- compras excessivas
- atividades sexuais excessivas
Estes comportamentos podem causar sérios problemas pessoais, familiares e sociais.
Outro comportamento que pode surgir é o chamado “punding”, que é quando se repete a mesma coisa várias vezes, como desmontar e montar um computador, tirar e colocar livros numa prateleira.
Os TCI podem se desenvolver em qualquer pessoa com doença de DP, independente do tratamento. No entanto, o TCI são mais frequentemente observados em doentes tratados com uma classe de fármacos denominados agonistas da dopamina.
Os pacientes que tendem a buscar novidades ou que são impulsivos podem estar em maior risco de desenvolver o TCI. A história de abuso de jogos de azar ou álcool pode aumentar o risco também.
Às vezes os pacientes que estão apresentando TCI podem não estar cientes deles ou das suas consequências. Alguns podem manter os sintomas em segredo. É por isso que é muito importante para os cuidadores e familiares trabalharem em conjunto com os profissionais de saúde para identificar e monitorar um TCI.
Moviment Disorder Society, 2019