O setor de endoscopia digestiva do Instituto de Neurologia de Goiânia vem sendo submetido a uma reestruturação, reforma e ampliação desde 2013. Hoje funcionando a pleno vapor. É composto por diversos profissionais extremamente qualificados, especialistas nas diversas áreas de endoscopia, cirurgia, gastroenterologia e coloproctologia. Possui uma equipe de secretárias, enfermagem e técnicas muito bem treinadas e qualificadas para garantir o bem-estar dos pacientes que procuram o serviço. Os materiais e equipamentos de última geração, garantem precisão, conforto, segurança e satisfação para os médicos e pacientes. A estrutura física de alto padrão segue os preceitos estabelecidos e exigidos pelo hospital.

Nos procedimentos endoscópicos, um aparelho chamado endoscópio, que é um tubo flexível com uma micro câmera na ponta, conectada a um monitor com imagem magnificada é introduzido pela boca do paciente até o duodeno (porção inicial do intestino) sob anestesia tópica e sedação leve, permitindo o estudo da mucosa das estruturas a serem examinadas e dos procedimentos terapêuticos necessários de forma calma, tranquila e confortável. Durante todo o exame o paciente permanece monitorado e sob suporte de oxigênio suplementar. Os pacientes são submetidos ao preparo de jejum necessário e preparo de cólon, no caso da colonoscopia. É sempre necessário a presença de um acompanhante durante o processo de despertar do paciente, garantindo um retorno tranquilo e seguro ao lar.

Possui materiais e equipamentos de marcas consagradas no mercado nacional e internacional. Mantém um exigente padrão de qualidade em se tratanto de limpeza e desinfecção dos aparelhos, exigidos pela vigilância sanitária. É responsável por aproximadamente 260 procedimentos mensais diagnósticos e terapêuticos em endoscopia digestiva alta e baixa, incluindo esofago-gastro-duodenoscopia, colonoscopia, biópsias, dilatações, retiradas de corpos estranhos, polipectomias, ressecções tumorais, escleroses, ligaduras elásticas de varizes, tratamento de úlceras, gastrostomias endoscópicas, introdução e retirada de próteses ou sondas, introdução e retirada de balões intra-gástricos, procedimentos com argônio, etc. 

Antenados com as constantes mudanças, evoluções e atualizações na área da saúde e no ramo da endoscopia, os administradores, chefia, profissionais e funcionários do setor se mantém constantemente atualizados e dispostos a progredir e garantir o crescimento contínuo e evolutivo do serviço, sempre abertos a novas diretrizes, atualizações e reformas quando necessárias para garantir o melhor atendimento possível a seus pacientes.

Dr. Rafael Inácio Guimarães – CRM-GO 12.146
(Cirurgião e Endoscopista do Aparelho Digestivo)