As pessoas que sofrem algum tipo de traumatismo no crânio devem ser encaminhadas a Unidade de Emergência do ING. Após examinado, se não for necessária internação, o paciente será liberado para casa, mas com instruções como abaixo.

INSTRUÇÕES PARA PACIENTE QUE SOFREU TRAUMATISMO CRANIANO:

No presente momento, não há evidências que indiquem maior gravidade no seu traumatismo de crânio. Porém, novos sintomas ou complicações inesperadas podem aparecer dentro de horas ou mesmo dias após o trauma. As primeiras 24 horas são mais importantes e você deve permanecer em companhia de pessoa responsável, pelo menos durante esse período. Se qualquer dos seguintes sintomas desenvolver, volte ou telefone para o hospital.

1- Sonolência ou dificuldade em acordar (o paciente deve ser acordado a cada 2 horas durante o sono nas primeiras 24 horas).

2- Náuseas e vômitos.

3- Convulsões.

4- Tonturas mais fortes.

5- Dor de cabeça severa.

6- Fraqueza ou dormência de um braço ou de uma perna ou do braço e da perna do mesmo lado.

7- Confusão ou comportamento estranho.

8- Uma pupila (a parte preta do olho) maior de um lado que de outro; movimentos diferentes dos olhos; visão dupla ou outros distúrbios de visão.

9- Pulso muito rápido ou muito lento ou uma respiração diferente.

Se houver inchaço no local do traumatismo, aplique bolsa de gelo, mas sempre coloque uma toalha entre a bolsa e a pele. Se o inchaço continuar aumentando muito, apesar da bolsa de gelo, telefone ou volte ao hospital.

Você pode alimentar-se normalmente, porém não deve tomar bebida alcoólica pelo menos nos próximos 3 dias após o traumatismo.

Não tome nenhum medicamento sedativo ou analgésico além de aspirina, pelo menos nas primeiras 24 horas.

Se tiver qualquer duvida ou em caso de emergência, telefone para o hospital ou venha imediatamente à emergência.