Área de atuação da Odontologia integrante da equipe multidisciplinar hospitalar e fundamental no tratamento e reabilitação de pacientes críticos e/ou sistemicamente comprometidos. Normatizada pela RDC 07-ANVISA desde fevereiro de 2010 , porém anos antes já garantida aos pacientes do Instituto de Neurologia de Goiânia (ING) demonstrando o pioneirismo do Hospital, permite a prevenção da colonização da cavidade bucal por micro-organismos patológicos que possam ser os causadores de sérias infecções como pneumonia e sepse, através da descontaminação química, mecânica e fotodinâmica ( LASER).

Como parte integrante da equipe, o serviço de Odontologia Hospitalar ainda realiza a busca regular e erradicação de focos infecciosos nos pacientes internados, diagnóstico, prevenção e tratamento de lesões orais, trismo e dores orofacias. Alívio de sintomas como a boca seca, ardência bucal , dor e tratamento via laserterapia de lesões em mucosa oral inerentes a tratamentos oncológicos.

O serviço permite também a internação de pacientes sistemicamente comprometidos ou com limitações físicas, mentais ou sensoriais da comunidade para realização de tratamento odontológico a nível hospitalar minimizando riscos a estes pacientes e proporcionando-lhes maior conforto.

A Odontologia Hospitalar do ING é parte da equipe do AVC Urgente permitindo que os pacientes admitidos no hospital por esta patologia tenham assegurada a sua saúde bucal.

Dra. Camila de Freitas