Desde a fundação do ING há permanentemente um neurologista ou neurocirurgião de plantão 24/7/365 (24 horas,7 dias da semana, o ano inteiro). Isto permitiu que, além da cobertura integral, os atendimentos continuamente são atualizados, seguindo protocolos das sociedades nacionais e internacionais.

As dores de cabeça representam a maioria das consultas nas emergências gerais e principalmente em serviços de Neurologia como o ING. Isto se justifica porque dor de cabeça é prevalente na população e acontece mais em mulheres. A maioria das dores de cabeça são primárias, ou seja, não tem uma causa estrutural identificável, os exames complementares são normais. Mas nem por isso são fáceis de tratar e muitas vezes levam o portador a procurar um serviço de emergência para buscar alívio.

A Unidade de Emergência do ING está preparada para prestar o atendimento mais eficiente e estruturada para manter segurança neste período de pandemia da COVID.  Ambientes separados, médicos e equipe treinados, todos os cuidados exigidos para evitar contaminação.

Os pacientes com crise de dor de cabeça severa insuportável, não devem deixar de procurar a Unidade de Emergência para serem consultados e medicados. Mesmo se o paciente tiver convicção que se trata de mais uma crise de sua longa história de dores de cabeça.

Mas se houver alguma diferença de suas dores antigas ou se a dor de cabeça é recente, a consulta de emergência é indispensável. Vamos citar alguns exemplos que são considerados SINAIS DE ALERTA que são preocupantes porque sugerem causa neurológica mais grave (como AVC, aneurisma cerebral, tumores, meningites). É fundamental a consulta de emergência porque o diagnóstico mais precoce facilita o tratamento.

DOR DE CABEÇA DE INÍCIO ABRUPTO que atinge grande intensidade em torno de 1 minuto.

A PRIMEIRA OU A PIOR dor de cabeça que já teve.

PIORA crescente em dias ou semanas.

MUDANÇA DO TIPO de DOR, diferente da que o paciente já tinha antes.

DOR DE CABEÇA acompanhada de febre, secreção nasal purulenta, pressão arterial muito elevada.

Dor de cabeça que PIORA QUANDO FICA DEITADO OU QUANDO LEVANTA.

TRAUMA DE CRÂNIO OU CONVULSÃO recentes.

Dor de cabeça DURANTE ESFORÇOS (tosse, exercícios físicos, atividade sexual)

Dor de cabeça ACOMPANHADA DE SINTOMAS E SINAIS NEUROLÓGICOS (rebaixamento de consciência, alterações de fala, rigidez de nuca, paralisia de um lado do corpo, boca torta etc).

MUITO CUIDADO COM DOR DE CABEÇA. A CONSULTA COM NEUROLOGISTA NA HORA CERTA PODE FAZER A DIFERENÇA. PROCURE A EMERGÊNCIA DO ING COM SEGURANÇA.