Leito da UTI do ING

Inaugurada em 1975 , a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto de Neurologia de Goiânia passou por um recente processo de expansão.  Em 2015, o ING aumentou sua estrutura física, onde foram instalados 11 novos leitos de UTI, somando um total de 20 leitos. O hospital ainda renovou a ala antiga e toda a área de apoio, que conta com vestiário e espaço de repouso da equipe de enfermagem. “A reestruturação não foi somente na parte física, pois estamos gerando cerca de 30 novos empregos nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, o que reflete diretamente na eficiência do hospital. Tudo que investimos foi com recursos próprios. Já investimos mais de R$ 2 milhões”, explica o neurofisiologista e administrador do ING, Francisco Arruda.

Nossa unidade possui fácil acesso ao Centro Cirúrgico, leitos privativos que oferecem maior privacidade e possibilidade de acompanhamento familiar (conforme avaliação da equipe médica).

“É um espaço mais reservado. Temos quatro ambientes que podem ser utilizados como UTI humanizada, sendo que dois podem ser usados também nos casos em que necessitam de isolamento, ou em casos de infecções com bactérias multi resistentes. Os acompanhantes passam por avaliação com psicólogo e com a chefia da UTI para verificar as condições para estar naquele ambiente”, completa.

O administrador do ING frisa que a UTI do hospital conta com tudo que existe de mais moderno em tecnologia. As camas são norte-americanas e os equipamentos são, em sua maioria, importados. “Estamos crescendo, mas também renovando tudo. Temos segurança elétrica, o piso condutivo e todos os leitos com instalação para hemodiálise para ligar em rede qualquer tipo de aparelho. Temos uma equipe clínica diferenciada que conta com a chefe da equipe intensivista. Aqui cuidamos caso a caso, onde existe uma sequência de cuidados para que o paciente seja assistido de forma integral. Não é só passar de um plantão para outro”, reforça Francisco.

Segundo o neurofisiologista, o novo projeto foi completamente diferente do antigo, pois a estrutura era metálica. Então, foi feita uma parte nova, onde foram instalados leitos que estão em funcionamento desde o início de outubro. Hoje, o Instituto conta com 11 novos leitos e está reformando os outros nove que já existiam.

Contamos com equipe de cobertura 24 horas nas diversas especialidades médicas, métodos de imagem, EEG, testes laboratoriais, serviço de hemodinâmica e endoscopia. Contamos com serviços especializados em cuidados a pacientes com  infartos, AVC e demais pacientes neurocríticos.  Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por médicos plantonistas, intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, todos trabalhando de forma integrada, com visita diária e supervisão integral do intensivista, de forma a uniformizar condutas e garantir a linearidade do tratamento.

A busca da humanização no cuidado também tem sido nossa grande preocupação. Neste sentido temos promovido o treinamento de toda equipe para melhor acolhimento do paciente e seus familiares, buscado ver o paciente de uma forma holística, respeitando  suas necessidades biopsicossociais e espirituais.

Comemoração

A inauguração da ampliação da UTI no ING coincidiu com as comemorações do aniversário da unidade, que completa 40 anos no dia 29 de novembro de 2015. “Estamos vivendo uma fase de maturidade com o hospital consolidado. Hoje, o Instituto é uma referência na região e, além disso, a ampliação da UTI nos trouxe um desejo de modernizar e ampliar ainda mais o hospital. Estamos ampliando agora pronto-socorro para que seja a melhor emergência da cidade e estamos renovando toda uma ala do hospital”, afirma Francisco Arruda.