O Hospital Neurológico em parceria com a Angiocardis, oferece suporte cardiológico 24 horas por dia, 7 dias por semana ao Pronto Socorro. Pacientes com suspeita de infarto são rapidamente identificados, realizado eletrocardiograma que é avaliado por experiente cardiologista, e a rotina de exame de sangue colhida, incluindo as enzimas cardíacas.

Caso a suspeita de infarto se concretize, a equipe de hemodinâmica é acionada e a realização de cateterismo cardíaco com consequente desentupimento da artéria responsável é realizado em prazo máximo de 60 minutos, dentro do período recomendado pelas principais diretrizes, que é de 90 minutos. O tempo para o acionamento da equipe e a realização do cateterismo é praticamente o mesmo, mesmo durante os finais de semana, feriados e nas madrugadas.

Após o tratamento inicial o paciente fica internado na UTI, que foi recentemente reformada e reestruturada com a inclusão de leitos humanizados, por um período que varia de 48 a 96 horas.

Com essa rotina, a mortalidade do temido infarto foi reduzido de quase 20% para 5% nos melhores centros, estatística na qual se enquadra o Instituto de Neurologia de Goiânia.

Por Dr. Alberto Las Casas Jr