O INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE GOÂNIA realiza um tratamento inovador para o acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) (derrame cerebral).

Paciente de 52 anos deu entrada na Unidade de Emergência do ING, com 3 horas da instalação de hemiplegia direita e afasia (paralisia do lado direito e perda da fala). Tomografia computadorizada do crânio foi normal e angio-ressonância magnética do crânio mostrou extensa área de isquemia com oclusão da artéria cerebral média esquerda na sua origem.

Como se faz nestes casos, o paciente foi tratado com TROMBOLÍTICO endovenoso, medicamento para desobstruir a artéria. Ao final de 1 hora, sem resultado aparente, novos exames demonstraram que a artéria continuava obstruída.

Então foi realizado cateterismo cerebral e um procedimento mecânico para romper a obstrução (TROMBECTOMIA , com isto recanalizando a artéria e o sangue voltou a circular na área comprometida . O paciente conseguiu uma recuperação satisfatória.

Esta abordagem combinada de trombolítico e trombectomia mecânica é muito recente, só realizada em centros altamente capacitados, e abre novas perspectivas de tratamento de AVC grave.